Povos primitivos
Do Grego PALEO, "velho, antigo", mais LITHOS, "pedra"
O período paleolítico ou idade da pedra lascada refere-se a um povo que habitou a terra a aproximadamente 2,5 milhões de anos a.C. Eram povos nômades que se deslocavam de acordo com a disponibilidade de alimentos para locais próximo a rios. Abrigavam-se em cavernas e fabricavam suas ferramentas metodicamente utilizando ossos, madeira, pedras e marfim. Era o povo da pintura rupestre, e utilizavam frutas e sangue para fazer as figuras. Faziam uma arte prática onde associavam as imagens ao real, como por exemplo, desenhavam os animais que pretendiam dominar e atacavam as imagens dos mesmos. Além das pinturas nas cavernas, eles moldavam esculturas femininas valorizando a mulher e sua capacidade de gerar frutos (filhos) assim como a natureza.
NEOLÍTICOS
Do Grego NEO "novo", mais LITHOS "pedra"
O período neolítico ou idade da pedra polida refere-se ao povo que habitou a terra por volta de 8 mil a.C.. Eram sedentários, ou seja, fixavam suas aldeias em determinado local. Este povo mais evoluído que os paleolíticos dominaram a natureza, aprenderam a produzir o próprio alimento através da agricultura e pecuária, o que consequentemente gerou um aumento rápido da população. Faziam suas aldeias próximas a rios pois, além da pesca, estes locais proporcionavam uma terra fértil. Este povo fazia a arquitetura megalítica, que eram esculturas com grandes blocos de pedra que serviam como marcação de território, preservação da memória, religião e calendário. Os exemplos são o menir, cromlech e Dólmen.
Menir: Também chamado de parafita, é um grande bloco de pedra polida que era colocado na vertical e utilizado para demarcar território, marcar as estações e para cerimônias religiosas.
Menir: Também chamado de parafita, é um grande bloco de pedra polida que era colocado na vertical e utilizado para demarcar território, marcar as estações e para cerimônias religiosas.
Cromeleque (Cromlech):