Educação entre os povos primitivos
Educação Difusa
Cristiane de Souza
Prof.Valmir José Effting
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED9851) – História da Educação
17/12/2009
RESUMO
Este trabalho teve a finalidade de mostrar que antes mesmo de existir a escrita, já havia educação. Que o meio onde estamos em um determinado momento, nos influência no processo de aprendizagem. Se o ambiente em que vivemos, estivermos cercados de informações corretas, cresceremos e nos desenvolveremos de acordo com que é certo e apropriado para nossa sobrevivência. Quando seguimos aos ensinamentos de um ser com mais idade, sábio e justo, tudo se caminhará corretamente.
Palavras-chave: Educação. Aprendizagem. Informações corretas.
1 INTRODUÇÃO
Desde que o Mundo é mundo, nos encontramos em constantes mudanças. Conforme os anos foram passando as coisas no geral foram se modificando, se aperfeiçoando as necessidades do homem. O ser humano teve uma imensa evolução, no que se diz respeito à forma de educar.
Viajamos até a pré-história para tomar-mos informações de como os conhecimentos eram passados para as crianças, jovens e adultos. Percebe-se que mesmo sem uma educação formal, os primitivos tinham acesso aos saberes informalmente (naturalmente).
Como veremos na seqüência, esta educação entre povos primitivos era uma educação difusa, onde os conhecimentos eram adquiridos através da imitação. Todos os saberes da tribo eram passados de geração em geração.
2 EDUCAÇÃO ENTRE OS POVOS PRIMITIVOS
O primeiro sistema de educação surgiu na Pré-história, período esse que vai desde o surgimento do Homo Sapiens, em torno de 120.000 anos até o desenvolvimento da Escrita em 4000a.C. Este sistema levava os costumes e as práticas cotidianas do grupo aos mais jovens e se mantinham através das gerações que iam de vir.
A forma de educar era informal, não tendo uma instituição encarregada pela