Sondagem - enfermagem
UTI
SONDA NASOGÁSTRICA
SONDA NASOENTERAL
NOME: Rodrigo Vidal Macedo
TURMA: TEC ENF C N
DATA: 25 Abr 10’
PROFESSOR(a): Sueli H.
Sonda Nasoenteral Duboff
[pic]
- Conceito
A sonda nasoenteral é utilizada com freqüência para alimentação enteral, sendo que como característica possui uma ponta pesada e flexível, colocada pelo nariz que chega até o intestino, por isso a expressão enteral, que provém de intestino.
- Finalidade
Ela leva o alimento que deve ser o mais simples possível em sua composição visto que ao chegar no intestino uma grande parte do processo digestivo já deveria ter sido realizado.Esse alimento mais simples, permite que haja uma absorção mais completa pelas micro vilosidades que existem no intestino e que são responsáveis pela absorção dos nutrientes.Esse tipo de sonda só deve ser realizado por um profissional - (médico ou enfermeiro).
- Técnica do Procedimento
1-Preparo da sonda:
a- não gelar os tubos plásticos. b- injetar 10ml de água na sonda. c- introduzir o fio-guia ou estilete na sonda, certificando-se de que está posicionado frouxamente contra a sonda. d- mergulhar a extremidade da sonda com o peso no copo d´água.
Justificativa:
a- podem ficar muito rígidos para serem manuseados. b- remove o ar que pode causar gases. c- ajuda na introdução. d- ativa o lubrificante.
2-Para decidir até onde á sonda deve ser inserida para alcançar o estômago, o médico coloca a extremidade distal da sonda na ponta do nariz do paciente e a seguir, estende a sonda até o lóbulo da orelha e para baixo até o processo xifóide. Marca a sonda com uma caneta á prova d´ água ou a segura neste ponto.
[pic]
3-O médico aplica lubrificante hidrossolúvel na parte inicial da sonda para reduzir a fricção e o traumatismo, bem como facilitar a inserção.
4-Similar á passagem de uma sonda nasogástrica curta e á colocação de esparadrapo no paciente.
5-Se o balão