A articulação da economia e da política nos processos de qualificação dos trabalhadores de pernambuco frente à implantação dos novos empreendimentos produtivos.
|IDENTIFICAÇÃO |
Nome do orientador: Angela Santana do Amaral
Nome do Aluno: Carla Julliane Pereira de Oliveira
Área/Sub-área do projeto: 6.10.00.00-0 – Serviço Social
Título do projeto: Trabalho e Qualificação no Capitalismo Contemporâneo
Título do subprojeto: A articulação da economia e da política nos processos de qualificação dos trabalhadores de Pernambuco frente à implantação dos novos empreendimentos produtivos.
RESUMO DO TRABALHO
A instalação de novos empreendimentos produtivos no Complexo Industrial e Portuário de Suape, como a Refinaria Abreu e Lima, o Estaleiro Atlântico Sul, e o Pólo Têxtil tem mobilizado o Estado, o empresariado e os trabalhadores pernambucanos, e tem sido o principal objeto do discurso destes sujeitos, assim como da mídia pernambucana. Através de um discurso articulado, Estado e empresariado assinalam que a chegada destes empreendimentos inaugura uma nova fase para Pernambuco, com ênfase em duas perspectivas principais: o caráter desenvolvimentista que cerca tais iniciativas e que acarretará na elevação dos índices econômicos do Estado; e o conseqüente desenvolvimento social, que segundo estes sujeitos, virá com a abertura de milhares de postos de trabalho, diretos e indiretos, para os trabalhadores. Para estes, em especial os que moram no entorno de Suape, este novo cenário abre a possibilidade de emprego e, conseqüentemente, de melhoria de vida. Com a esperança de uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho, muitos trabalhadores têm buscado, através das iniciativas oferecidas no âmbito estadual ou através dos cursos privados oferecidos por algumas instituições de ensino, ampliar o seu campo de conhecimento e de atuação profissional, para assegurarem uma vaga nos novos empreendimentos de Suape. Diante disso, observou-se a centralidade