Gestao de recursos humanos
O processo de planeamento é uma actividade que tem vindo a ser praticada desde que os povos começaram a pensar nas implicações futuras das presentes escolhas de acção. Uma das provas mais evidentes de trabalho planificado é o que podemos encontrar reflectido na construção das pirâmides e de outras grandes marravilhas do mundo antigo. É importante salientar que o significado do termo foi mudando no decurso do tempo e a medida que as sociedades foram evoluindo como produto de conhecimento humano.
O planeamento nas suas formas primitivíssimas, era um dispositivo simples usado por indivíduos e pequenos grupos de tecnocratas que eram considerados e tidos como previlegiados, por serem detentores de altos conhecimentos científicos. Quando as sociedades se tornaram altamente mais organizadas, o planeamento passou a ser um dispositivo de liderança e administração e a sua utilidade tida como ferramenta de administração, também mudou.
É neste âmbito que a estratégia da Reforma do Sector Público foi oficialmente lançado pelo Governo em Junho de 2001, como colorário das Reformas Políticas, económicas e sociais iniciadas em 1975, com a criação do Estado Moçambicano. A mesma orienta instituições públicas a melhorar a qualidade de serviços das respostas do Estado á sociedade, através da adequação do funcionamento das instalações públicas aos desafios internos e externos que requerem uma cultura pública virada a integridade, transparência, eficiência e eficácia - II fase da Reforma do Sector Público (2006-2011:9).
O presente trabalho, pretende fazer uma análise crítica do plano económico social do Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica de Maputo (IFAPA), formas de sua implementação, suas metas, indicadores, formular propostas e soluções para as principais dificuldades no processo de implentação e baser-se-a na consulta bibliográfica do módulo V Políticas Públicas e Planificação.
Objectivos:
Geral
Verificar a adequação ou