povos primitivos: a educação em sua mais simplçes forma
1038 palavras
5 páginas
A EDUCAÇÃO ANTES DA ESCOLAAinda hoje existem regiões onde não há escolas. No entanto, a educação não deixa de ocorrer, embora ela aconteça por processos diferentes daqueles utilizados pelo sistema escolar. Neste texto tecemos algumas considerações sobre a educação que não é feita na escola como nós a conhecemos.
A educação entre os povos primitivos
A educação existe mesmo onde não há escolas. Nas sociedades chamadas primitivas e de povos considerados “bárbaros”, por exemplo, não existem escolas nem métodos de educação conscientemente reconhecidos como tais. No entanto, existe educação, cujo objetivo é promover “o ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social por meio da aquisição da experiência de gerações passadas”.
Entre os povos primitivos a educação possui uma estrutura muito simples, como veremos a seguir.
A educação através da imitação
Uma das formas pelas quais a criança adquire os conhecimentos necessários entre os povos primitivos é a imitação. Nos primeiros anos de vida a imitação é inconsciente. As crianças brincam com pequenas reproduções dos instrumentos utilizados pelos adultos. Com uma tora na água, por exemplo, aprendem a equilibrar-se e a remar. Assim, mais tarde, saberão manejar uma canoa. As meninas, por sua vez, brincam de preparar comida.
Numa segunda etapa a imitação torna-se consciente. As crianças participam das atividades dos adultos e aprendem por imitação. Essa segunda etapa tem início quando se começa a exigir trabalho da criança.
Ela vai aprendendo, pouco a pouco, as diversas ocupações da tribo: construção de utensílios; a pesca e a caça, entre os povos caçadores; guarda do gado, entre os pecuaristas; trabalhos agrícolas, entre os povos sedentários.
A educação e as cerimônias de iniciação
Entre todos os povos primitivos encontramos as cerimônias de iniciação, que possuem especial valor educativo. Em algumas tribos elas são breves; em outras duram anos. Geralmente tais cerimônias se verificam