pecuaria
Notícias
Entretenimento
Esportes
Vídeos
Rede Record
Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação
Submeter
BiologiaEducação ArtísticaEducação FísicaEspanholFilosofiaFísicaFrancêsGeografiaGeografia do BrasilGramáticaHistóriaHistória do BrasilInglêsLiteraturaMatemáticaPortuguêsQuímicaRedaçãoReligiãoSociologia
Você está aqui: Página Inicial » Geografia » Geografia Econômica » As características da pecuária
As características da pecuária
A criação de gado é uma das práticas da pecuária.
As atividades econômicas são desenvolvidas no campo e na cidade. As atividades rurais estão divididas em agricultura e pecuária. No entanto, às vezes são estudadas de forma unificada: a agropecuária.
Basicamente, pecuária é a domesticação de animais realizada por meio da aplicação de técnicas e que tem como finalidade a comercialização. Geralmente, a pecuária é vinculada somente à produção bovina, porém esta não é a única, ainda podemos citar a suinocultura, eqüinocultura, avicultura, cunicultura, apicultura, piscicultura, ranicultura, entre outras.
As criações têm dois destinos: a subsistência e a comercialização. A pecuária é responsável pela produção de matérias-primas para a indústria têxtil e de alimentos. Na produção têxtil, são fabricados couros, ossos, chifres, entre outros. Já na indústria de alimentos, a atividade fornece carne, leite, ovos, etc.
Sem dúvida, a participação da pecuária que mais se destaca é a produção de carne e as criações fornecedoras são as de suínos, bovinos, bufalinos, ovinos, caprinos e aves. A produção leiteira também é muito importante, o leite é extraído de bovinos, bufalinos, ovinos e caprinos.
A pecuária pode ser desenvolvida de duas formas básicas: a pecuária intensiva e a pecuária extensiva, as quais se diferenciam de acordo com o nível de tecnologia empregado na produção. Na pecuária intensiva, os animais recebem cuidados relacionados à saúde, além de alimentação balanceada e demais cuidados, o que