pecuaria
Introdução 2
Pecuária 3
Factores de desenvolvimento da pecuária e sua localização 4
Tipos de pecuária 5
Sistema ultra-intensivo de campo aberto 5
Sistema extensivo 7
Sistemas intensivos 7
Tipos de gado e principais países de criação 8
Tipos de gado 8
Outros tipos de gado 10
A pecuária moderna 10
Conclusão 10
Introdução
Pecuária
O termo pecuária vem do latim Pecus que quer dizer "cabeça de gado". A palavra tem a mesma raiz latina de "pecúnia" (moeda, dinheiro). Na antiga Roma, os animais criados para abate também eram usados como reserva de valor.
A criação de gado é uma das mais velhas profissões conhecidas. Muito anterior à agricultura, deriva de aperfeiçoamentos da actividade dos caçadores e recolectores, que já existiam há cerca de 100.000 anos e que primeiro aprenderam a aprisionar os animais vivos para posterior abate; depois perceberam a possibilidade de administrar a sua reprodução. Nos primeiros estágios da pecuária, o homem continuava nómade, e na maioria das vezes conduzia seus rebanhos domesticados em suas perambulações, já não procurando a caça, mas sim novas pastagens para alimentar o rebanho. Há evidências da prática da agricultura somente a partir de 8000 a.C., mas seus efeitos foram drásticos sobre a pecuária, já que a agricultura fixou o homem no lugar do plantio, e portanto novas soluções para a pecuária tiveram de ser implementadas.
Factores de desenvolvimento da pecuária e sua localização
Os factores que contribuem para o desenvolvimento, localização e modernização da pecuária são os seguintes:
Factores naturais
Analogicamente ao que acontece com a agricultura, a pecuária depende das condições naturais nomeadamente, o clima e os solos. Por exemplo, as precipitações, regulares e pouco intensas e a suavidade do clima permitem a existência de pradarias permanentes onde o gado pode pastar livremente durante todo o ano. Estas condições naturais são especialmente adequadas para o desenvolvimento do