defici ncia na fala e linguagem
Tema: Deficiência na fala e linguagem
Discentes:
Crescência José Massango
Farzana Maposse
Jercia Jonas Mabunda
Ndleassan Yolanda Sitoe
Rafael Jossai
Rosário Silvestre Siúta
Docente:
Maputo, Março de 2015
Índice
Introdução 3
Deficiência na fala e linguagem 4
Distúrbios de fala e linguagem 4
Dificuldades, Atrasos e Perturbações da Linguagem 5
Dificuldades de linguagem 6
Atrasos de Linguagem 7
Cuidados a ter com crianças que apresentam deficiência na fala e linguagem 9
Conclusão 10
Introdução
O presente trabalho visa fazer uma abordagem sobre as necessidades educativas especiais, onde iremos falar concretamente da deficiência da fala e linguagem, nessa vertente das necessidades educativas especiais nós falaremos sobre como essa deficiência tem se manifestado e que cuidados os educadores devem tomar ao lidar com indivíduos com tais necessidades. No entanto, durante o desenvolvimento do nosso trabalho utilizaremos mais termo dificuldades de linguagem, visto que é mais abrangente, uma vez que os dois aspectos que temos a tratar todos ligados a comunicação e consequentemente a aprendizagem.
Deficiência na fala e linguagem
Podemos dizer que há problema de linguagem em uma criança, quando sua maneira de falar interfere na comunicação (distraindo a atenção do ouvinte sobre o que ela diz para enfoca-la no como ela diz) ou quando a própria criança se sente excessivamente tímida ou apreensiva com seu modo de falar. Porém, é preciso muito cuidado ao classificar a linguagem, pois a fala normal tolera muitas anomalias.
Distúrbios de fala e linguagem
Dificuldades na Oralidade
As dificuldades de oralidade são uma preocupação no trabalho de qualquer docente podendo ser proveniente de diferentes factores, de deficiências funcionais, físicas ou cognitivas ou apenas de falta de estímulo. Neste último caso, quando a criança se encontra inserida num meio cultural