Povos Indigenas do Estado de Roraima
Os povos indígenas que habitam o estado de Roraima hoje são falantes de quatro famílias lingüísticas diferentes: Caribe, Tupi, Ianomâmi e Aruak. Os dados sobre o total da população indígena do estado são de diferentes ordens segundo as fontes, fato que se repete para todo o país. Assim, segundo o ISA – Instituto Sócio-ambiental –, a população indígena de Roraima é de 32.771, para a FUNAI, 31.265, enquanto para o IBGE é de 23.422. O estado possui um total de 30 terras indígenas, entre homologadas e registradas.
Desenvolvimento
MAIONGONG
São do grupo linguístico Karib, na Venezuela são conhecidos como Maquiritare e Yekuana. Habitam a Serra do Parima e seu território estende-se até o rio Orinoco, na Venezuela, num local de difícil acesso por ser cortado de montanhas e rios encachoeirados. Do lado brasileiro, até 1992, esse povo somava-se 266 indivíduos semi-aculturados (AMBTEC: 1994). A floresta tropical lhes fornece a subsistência, embora já possuam e dependem de muitos artigos da sociedade nacional. Muitos deles já dominam a língua portuguesa, foi freqüente a vinda de professores Maiongong estudar no curso Magistério Parcelado Indígena, um programa do Governo do Estado que objetivava a qualificação e formação de professores indígenas.
WAPIXANA
Os Wapixana são do grupo linguístico Aruak. No passado, com a chegada dos Karibs, e em especial dos Makuxi, tiveram que defender seu território bravamente, todavia, após várias guerras com os Makuxi, foram derrotados, empurrados para outras áreas da região e, os submetidos tiveram que assumir vários traços culturais dos Makuxi (CIDR:1989). Outrora foi considerada a mais numerosa entre os grupos indígenas na área rio branquense. Eram denominados também de Wapissiana, Wapiana, Uabixana e Wapityan. Em Roraima, os Wapixana ocupam atualmente três regiões distintas: Surumú, Taiano (Amajarí), e Serra da Lua. Dados sobre a população Wapixana continuam imprecisos até os