A GESTÃO NO TRABALHO E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO DSEI LESTE DE RORAIMA

4057 palavras 17 páginas
Ministério da Saúde
Fundação Oswaldo Cruz
Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em saúde

ALEXSANDRA KISSELOFF DE AQUINO

A gestão no trabalho e a educação em saúde no Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste de Roraima: relato da experiência no convênio Conselho Indígena de Roraima.

Boa Vista
2011

ALEXSANDRA KISSELOFF DE AQUINO

A gestão no trabalho e a educação em saúde no DSEI Leste de Roraima: relato da experiência no convênio CIR Saúde.

Orientadora: Prof.ª Luciana Pires de Freitas

Boa Vista
2011

... “o controle social deve ser entendido como uma forma de atividade política exercida pelas organizações indígenas em busca de obtenção, junto às instituições gestoras de políticas sanitárias, de espaços de poder a serem utilizados não apenas nas lutas pelo direito a saúde, mas também no contexto geral das relações interétnicas”.
Garnelo e Sampaio2003

Sumário

INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo é discutir através de relato de experiência a trajetória da gestão em trabalho e a educação em saúde ocorrida no convênio entre a Fundação Nacional da Saúde, FUNASA e a uma organização indígena, Conselho Indígena de Roraima, CIR/Saúde, do ano de 1997 á 2009.
Ao longo dos anos o Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste de Roraima, DSEI Leste, enfrentou muitas dificuldades em seu funcionamento, principalmente pela deficiência de profissionais com um perfil adequado para as atividades de assistência, supervisão e educação em serviço além da insuficiência no fornecimento de medicamentos e insumos básicos, precariedade de infraestrutura, de transportes, comunicação e equipamentos para os postos de saúde.
A FUNASA buscou parcerias com as organizações do terceiro setor, onde a parceria entre a FUNASA e o CIR/Saúde teve seu início em 1997, tendo como principal

Relacionados