População Indígena
Variam as culturas, as línguas, as formas de organização social e política, os rituais, as cosmologias, os mitos, as formas de expressão artística, as habitações, as maneiras de se relacionar com o ambiente em que vivem etc.
Esta parte dedicada aos modos de vida dos povos indígenas procura mostrar tanto a diversidade entre os grupos mencionados quanto os aspectos comuns que compartilham entre si.
População Indígena
Os povos indígenas que habitam o estado de Roraima hoje são falantes de quatro famílias linguísticas diferentes: Caribe, Tupi, Ianomâmi e Aruak. Os dados sobre o total da população indígena do estado são de diferentes ordens segundo as fontes, fato que se repete para todo o país. Assim, segundo o ISA – Instituto Socioambiental –, a população indígena de Roraima é de 32.771, para a FUNAI, 31.265, enquanto para o IBGE é de 23.422. O estado possui um total de 30 terras indígenas, entre homologadas e registradas. Os povos indígenas que vivem no estado de Roraima são:
MACUXI
Os Macuxi são originários da bacia do Orinoco. Migrando em pequenas levas – ocasionada pelas guerras intertribais, depois pelo enfrentamento com os espanhóis-, atingiram o rio Branco. Do conflito entre índios e europeus, dá-se à expulsão dos karibenhos dessa região para outras áreas, resultando na chegada de novos povos indígenas ao território do rio Branco: Ingaricó, Maiongong (yekuana), Taurepang, Wai-Wai, Waimiri-Atroari (CIDR:1989)8. Os Makuxi, considerados “hostis”, na medida em que desciam da bacia do Orinoco, iam expulsando e matando povos, para fixar-se na região, entre os quais os Wapixana, Purucotó, Sapára e Paravilhana, destes, os últimos, não dizimados foram absorvidos. Nesse movimento migratório os Taurepang acompanham os Macuxi,