Potencial de nicho de mercado
Produto: Sorvete
A inovação em produtos e processos tem se revelado um fator relevante para a sobrevivência das empresas a longo prazo, dada a elevada competição em diversos mercados. A excelência na gestão da inovação pode contribuir para a obtenção de vantagens competitivas independentemente da estratégia adotada pela empresa. Se considerarmos o modelo das quatro estratégias genéricas teremos: diferenciação, líder em custos, enfoques em diferenciação e em custos.
Nesse caso a pesquisa se desenvolve em torno de uma empresa de sorvetes chamada Ice Ind. e Com. De Sorvetes Ltda.
O objetivo geral do estudo é analisar as estratégias de inovação adotadas por empresas de pequeno e médio porte que atuam no mercado de produtos populares, focalizando-se uma empresa do setor de sorvetes no Brasil (Ice Ind.). Os objetivos específicos são: identificar práticas de gestão que permitam caracterizar o sistema de inovação; analisar a aderência do sistema de inovação ao referencial teórico e formular hipóteses que expliquem o desempenho competitivo da empresa.
Estratégia de desenvolvimento. É um aspecto fundamental e preliminar ao desenvolvimento de um produto ou um processo. Dois erros típicos nesta fase são: falta de envolvimento da direção nos estágios nas fases iniciais de concepção de um projeto e descasamento da estratégia de negócio e o conjunto de projetos da organização. Para evitar esses problemas são sugeridos dois mecanismos: definição de objetivos e metas quantificados para o desenvolvimento organizacional e planejamento agregado de projetos, para otimizar a alocação de recursos entre os projetos simultâneos ou seqüenciais.
Mapas funcionais. Também chamada de mapeamento funcional, faz parte do processo de planejamento pré-projeto e tem por objetivo o alinhamento e integração das estratégias. É útil na comparação de atributos dos produtos com os dos concorrentes ou a focalização nos desdobramentos das famílias