Nichos de mercado
INTRODUÇÃO 2
1 Conceito de nichos de mercado 3
1.1 resultado das pesquisas bibliográficas 7
2 Exemplo de Nichos de mercado 18
CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS 24
INTRODUÇÃO O termo nicho de mercado tem sido constantemente utilizado na literatura e na prática de Marketing. Porém, o seu significado parece não estar ainda sedimentado em uma conceituação única, clara e precisa. O objetivo do presente estudo foi o de levantar quais têm sido os significados utilizados para nicho de mercado, tanto na teoria quanto na prática de Marketing, e verificar se existe uma tendência para uma conceituação definida.
1. Conceito de Nichos de Mercado
O levantamento efetuado em alguns dicionários apontou os seguintes conceitos para nicho: "1. Cavidade ou vão em parede ou muro para colocar estátua, imagem ou qualquer objeto ornamental; charola. 2. Compartimento de estante ou de armário. 3. Fig. Emprego rendoso e pouco trabalhoso; sinecura. 4 . Fig. Pequena habitação. 5. Fig. Lugar afastado; retiro. 6. Ecol. Veg. Posição restrita de um habitat, onde vigem condições especiais de ambiente. P. ex.: uma bromeliácia é um nicho onde vivem não poucos animais e plantas". "1 . Cavidade aberta numa parede para a colocação de uma imagem, etc. 2. Divisão em uma estante ou armário. 3. Habitação pequena e retirada; retiro. 4. Sinecura."
Por outro lado, levantamentos bibliográficos efetuados no campo da ecologia apresentaram as seguintes conceituações para nicho: "...como o sistema de espécies está organizado; como as várias espécies estão inter-relacionadas e se ajustam no todo, e o papel de cada espécie no funcionamento do todo. Este lugar ou regra das espécies no sistema é chamado de nicho. O nicho é o meio das populações de espécies se ajustarem numa dada comunidade. O nicho é conseqüentemente parte do conjunto total de relacionamento das espécies no ambiente. O