Atps economia 3 e 4
PASSO 1:
Monopólio - A Petrobrás, no que tange a exploração de petróleo no Brasil. Embora legalmente já seja possível outras empresas explorarem tal comódite em território nacional, a Petrobrás é muito grande em relação às suas concorrentes.
Oligopólio - A indústria da viação civil (TAM, GOL, VARIG, BRA), Gases Industriais (White Martins, Oximil), Operadoras de telefonia, etc. Esta é a estruturação de mercado mais comum.
Monopsônio - Esta é complicada, mas fácil de ser mensurada: Imagine uma cooperativa de leite ou uma grande indústria de laticínios que é a única compradora de todos os produtores de leite de uma dada região. A empresa Cotochés em Rio Casca/MG pode ser um exemplo. Normalmente existem grandes fazendas de gado leiteiro ao redor da indústria e esta se compromete a comprar toda a produção local como forma de garantir matéria prima para seus diversos produtos derivados do leite. É comum que cooperativas também sejam exemplos de monopsônio, mesmo porque, em muitos casos é para isso que são criadas.
Oligopsônio - Imagine vários donos de terras no interior da Bahia e Minas Gerais que arrendam suas terras para o plantio de eucalipto, na região existem três grandes indústrias de celulose (Bahia Sul Celulose, Aracruz Celulose e Cenibra), que costumam garantir a compra de eucaliptos desses produtores, como forma de garantir matéria prima para a produção de celulose. As empresas garantem as sementes, o preparo da terra, a colheita e os fazendeiros entram com a terra para o plantio, são vários pequenos proprietários e apenas três grandes compradores.
No Monopólio há uma limitação da oferta e variedade de produtos e/ou serviços, bem como uma definição do preço livremente, ou seja, a ausência de outra empresa que ofereça o mesmo serviço faz com que a detentora da praça estabeleça o preço que desejar. Péssimo para o consumidor que tem seu poder de pressão reduzido em função da necessidade.
No Oligopólio a concorrência força um ajuste no