Atps Economia Et 3 E 4
PASSOS 4
OSASCO
1- Os avanços de Osasco no desenvolvimento econômico
A gritante desigualdade social brasileira está há mais de quinhentos anos a desafiar o projeto de construção de uma nação. Devido ao período de intenso crescimento econômico experimentado pelo Brasil entre a década de 30 e a década de 70 do século passado, uma mobilidade social constante, apesar da pouca força, ajudou a aliviar as tensões decorrentes da situação de pobreza experimentada por grande parte da população. O fim deste modelo de desenvolvimento veio acompanhado de uma estagnação ou crescimento irrisório que atravessou os anos 80 e 90, levando a situação econômica e social a um nível sem precedentes.
As mudanças ocorridas no tecido social e econômico brasileiro também afetaram o município de Osasco, que nesse ambiente de desestruturação iniciado nos anos 90 passou por mudanças setoriais, reversão do assalariamento, extensão da subocupação e uma disseminação do desemprego.
A tarefa de desenvolvimento econômico e organização do mercado de trabalho, marcado pela já citada desestruturação dos anos 90, tem sido uma das prioridades do Governo Federal e da Prefeitura de Osasco. Mas a tarefa não tem sido fácil.
No plano federal, contabilizamos alguns sucessos, marcado por um ambiente macroeconômico favorável, destacando-se o crescimento econômico e o aumento vigoroso no número de empregos formais criados. No plano local, a estratégia adotada pela PMO passa a contribuir para que a Cidade de Osasco passe a apresentar um conjunto positivo de indicadores.
1.1 Desenvolvimento Econômico
Atualmente, com mais de 700 mil habitantes, Osasco é uma das cidades mais dinâmicas do Estado. Conhecida como “cidade-trabalho”, destaca-se pelo empreendedorismo da sua população. Para se ter idéia, Osasco tem a 6a maior PIB do Estado de São Paulo e o 14o PIB entre os municípios brasileiros. Assim, como na lógica ocorrida no município de São Paulo e em grande parte dos municípios da Região Metropolitana de