Pintura Eg Pcia
Grandes partes das pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides. Estas obras retratavam a vida dos faraós, as ações dos deuses, a vida após a morte entre outros temas da vida religiosa.
Estes desenhos eram feitos de maneira que as figuras eram mostradas de perfil. Os egípcios não trabalhavam com a técnica da perspectiva (imagens tridimensionais). Os desenhos eram acompanhados de textos, feitos em escrita hieroglífica (as palavras e expressões eram representadas por desenhos). As tintas eram obtidas na natureza (pó de minérios, substâncias orgânicas, etc.).
As cores e seus significados.
A arte egípcia era, também, uma arte muito colorida. As próprias casas onde as pessoas viviam e os templos eram cobertos de cor, e algumas teorias defendem que a famosa Esfinge deveria ter sido colorida na época em que foi erguida.
Cada uma das cores tinha, para os egípcios, um significado diferente. Assim, para além das imagens e dos textos que cobriam as paredes, as próprias cores que lhes davam vida tinham um significado simbólico próprio.
Branco: Simbolizava a pureza, as coisas sagradas e a verdade. Usavam-no para pintar os objetos rituais, as vestes, as casas, flores e templos.
Vermelho: Esta cor tanto podia representar a energia e a vitória, como podia representar algo de nefasto, sendo usado para representar os olhos e cabelos do deus Seth. Os corpos dos homens eram também pintados a vermelho. Amarelo: Cor do sol e do ouro, simbolizava eternidade e era usado para representar os deuses, cuja pele e ossos se pensava serem feitos de ouro.
Verde: Simbolizava a vegetação, a vida e era também usado para representar a pele.
Arquitetura. As