POSSE AGRÁRIA E QUESTÃO SOCIAL
seminário II
PRESIDENTE VENCESLAU
2013
cinthya goes pereira
seminário II
Trabalho da disciplina Economia Política do Curso de Serviço Social da Faculdade Faprev de Presidente Venceslau – Uniesp.
Professora : Fernanda Escudeiro Avelino
PRESIDENTE VENCESLAU
2013
POSSE AGRÁRIA E QUESTÃO SOCIAL
1. LUTA PELA TERRA.
A posse é um instituto juridico voltado simultaneamente a um interesse publico e particular. Neste contexto, enquadram-se as disputas sobre a posse de áreas localizadas no meio rural.
A questão fundiária, que aflinge a sociedade brasileira, cosntitui um dos grandes desafios do estado nos tempos atuais e da maneira como for ela enfrentada, denpenderá o êxito da reforma agrária que, há séculos, vem se esboçando no Brasil.
Em 1835, na revolta conhecida como Cabanagem, o Pará sofreu a maoir rebelião camponesa do Brasil.
Oberva-se o fortaleciemento de grupos interessados em promover, à revelia da ordem civil e em nome da redistribuição das terras exploraveis.
No mês de Abril de 1996, houve um conflito travado em Eldorado dos Carajás, onde um embate entre a policia militar, que trabalha com mandatos de reintegração de posse, e grupos de sem-terra resultou em 19 mortes.
O Moviemento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) tem buscado e conseguido atrair a atençao da sociedade e do Poder Público para a causa da reforma agrária. No ano de 1997, eles se reuniram em certa de 40 mil integrantes do movimento e fizeram uma marcha, onde marcharam a pé de seus Estados de origem, e clamavam por uma reforma de campo. Manifestações como essas ocorrem em varios Estados, onde integrantes fizeram abstinência alimentar, invadiram prédios publicos, ocuparam praças de pedágio e saquearam supermercados.
O poder de mobilização de organismos como o MST atingiu um elevado