Position Paper - Comunicação Interpessoal
LETÍCIA VOINAROVICZ STADLER
POSITION PAPER – TEXTOS DIVERSOS
Os textos estudados apresentam algumas colocações acerca da comunicação interpessoal que são muita valia. No texto “Importância da Comunicação Intrapessoal”, foi abordada profundamente a questão da escolha. O ser humano muitas vezes tem a oportunidade e abertura de fazer suas próprias escolhas. Essas escolhas muitas vezes são baseadas nas vivências diárias e pela experiência acumulada ao longo do tempo. O homem pode inclusive escolher a infelicidade que sente. E isso é muito real quando vemos exemplos de pessoas que mesmo doentes, condenadas, conseguem passar seus dias com um sorriso no rosto, enquanto muitas se fecham e já assumem uma condição de infelicidade, visualizando apenas o lado negativo da situação.
Nós escolhemos os nossos sentimentos e os nossos comportamentos, apesar de ser mais cômodo repassar aos próximos a responsabilidade por nossas infelicidades. Podemos muitas vezes afirmar que não temos consciência das escolhas que estão sendo feitas, mas com certeza temos consciência de estarmos fazendo a opção pela felicidade ou infelicidade.
E o texto ainda apresenta uma abordagem muito interessante ao relacionar o poder que o ser humano possui e das escolhas que faz, analisando o próprio corpo. O nosso corpo nos dá todas as respostas para todas as situações que vivenciamos. Tudo o que sentimos, positivo ou negativo, pode ser endereçado em consequências ao nosso metabolismo. Poucas pessoas conseguem fazer essa leitura correta sobre o próprio corpo. Muitas das manifestações apresentadas pelo nosso corpo, podem ser chamadas de doenças psicossomáticas, como uma manifestação saudável, uma comunicação direta. Nosso corpo é o espelho de nossa alma. Ele nos mostra a realidade, e que existem formas de observações que precisamos desenvolver e dispor se quisermos crescer, descobrir e aprender sobre a nossa verdadeira personalidade, uma das formas é observar-se através dos