Gestão Ambiental
Natália Borges
RESUMO
Este estudo aborda o tema da adoção do sistema de gestão ambiental e suas vertentes no que diz respeito a adesão das empresas, como é feito o planejamento e implantação deste.
As vantagens da implantação de um S.G.A. são inúmeras e além de cumprir as leis ambientais impostas, o empresário torna seu produto mais valorizado transmitido a imagem de empresa com responsabilidade sócio - ambiental.
Palavras – chave: Meio Ambiente. Sistema de Gestão Ambiental. Auditoria Ambiental. Empresas
INTRODUÇÃO
Num mundo e sociedade que está cada vez mais informada sobre conservação ambiental, indústrias e empresas tem tentado com o passar do tempo se adequarem ás normas e exigências dos órgãos ambientais e assim também obtendo uma maior valorização de seus produtos e serviços tornando – os mais competitivos comercialmente. No começo pode haver alguma resistência a essas mudanças.
Contudo a sociedade e organizações voltadas à proteção da natureza, apressaram de modo consolidado um processo em torno de questões relacionadas com a qualidade do meio ambiente nas últimas décadas de forma bastante evidenciada. Através do controle de órgãos ambientais, a sociedade tenta impor às empresas um comportamento voltado à preocupação correta com o meio ambiente através de leis e normas, que as fazem cumprir as regras de certificação. (LORA, 2000).
O seguinte estudo tem como objetivo explanar como se dá essa adequação das empresas através de um sistema de gestão ambiental, esclarecendo a função da auditoria ambiental inserida nesse processo.
AUDITORIA E S.G.A
O sistema de gestão ambiental quando aplicado em determinada empresa, permite que esta venha a avaliar e conter possíveis impactos ambientais que possa causar ao meio ambiente através de suas atividades, visando o desenvolvimento sustentável.
Quando uma empresa opta por adotar um S.G.A., existem algumas etapas e princípios a serem seguidos para o êxito da