POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO & AMBIENTE COMPETITIVO
POR DÉBORA DIAS GOMES
(Fragmento do Livro ESCOLA QUE APRENDE,
DÉBORA DIAS GOMES, OR EDITORA,
2003, RIO DE JANEIRO).
“O planejamento trará a transparência e a inteligência global de nossa ação ou será burrice, safadeza e opressão.”
Danilo Gandin
O re ou posicionamento estratégico é um aprendizado institucional. Dedicar uma parcela de tempo para investigar tendências e cenários futuros no relógio biológico e psicológico de gestores educacionais, ainda é algo raro. Na luta incessante pela sobrevivência, empreendida pelas instituições de ensino brasileiras, a maior dificuldade que tenho observado é o bloqueio mental instalado nas mentes de dirigentes e gestores quanto à cultura do planejamento e à gestão estratégica P&G.
O planejamento só terá a transparência necessária se for produto de um
Diagnóstico Institucional rico em dados e fatos, oriundos dos ambientes externo e interno. Uma análise ambiental com capacidade de avaliar diferentes dimensões do Negócio Educação. Diante da análise ambiental, só nos resta a mudança para gerenciar. E então chega a hora da DECISÃO. A alta direção terá que Posicionar ou Reposicionar o foco estratégico em seu ambiente competitivo. Definir diretrizes e princípios orientadores de como programarão o futuro da instituição de ensino. Aponto isto preliminarmente porque toda a reflexão que venho buscando realizar sobre a importância do planejamento estratégico em empresas de diferentes segmentos, junto aos alunos do MBA EDUCAÇÃO, e dentro de instituições de ensino em atividades de consultoria, tem sido seguida de muita ansiedade e pouca concentração de cérebros brilhantes durante esta jornada.
Insisto nessa idéia, pois sei que é uma questão de sobrevivência. Toda instituição precisa de uma equipe para conduzir a discussão sobre o futuro em toda a comunidade e daí trabalhar de maneira científica e