Posicionamento de marcas
Em um mercado globalizado como o nosso, é preciso ter uma diferenciação para que sua marca sobreviva na disputa. Para isso ela precisa ser única, difícil de imitar, sustentável, superior as suas concorrentes e aplicável em diversas situações, o que acaba se tornando uma tarefa difícil para os gestores de marketing. Uma das soluções de efeito para isso é a definição de posicionamento da marca no mercado.
O posicionamento é aquilo que a pessoa associa em sua mente a respeito de determinada empresa, produto ou pessoa, ou seja, como posiciona-se a marca na mente do cliente.
O consumidor tem um ˜filtro˜ (um processo de seleção) no qual ele seleciona as informações nas quais ele tem interesse, e quando a empresa atinge esse cliente, o posicionamento dela projeta o produto e a imagem em um espaço diferenciado na mente do público-alvo. Para que esse objetivo se cumpra, é preciso criar uma proposta de valor com razão convincente que faça o cliente comprar o produto e até mesmo mude de marca. Ela pode estar associada a atributos, benefícios, aplicações de uso, a qualidade e ao preço, entre outros.
Aqui estão algumas perguntas que auxiliam o processo de criação de um posicionamento:
- Que posição sua empresa ou produto tem no mercado?
- Que posição você quer ter?
- Como você quer ser conhecido?
- Quem você quer enfrentar? Cuidado com os líderes!
- Você tem verba suficiente?
- Você aguenta a parada? Posicionamento deve ser em longo prazo.
O resultado de cada uma dessas perguntas deve ser resumido a uma frase ou até mesmo uma palavra, no qual ela deve ser o vocabulário das pessoas quando associarem o produto.
Para alcançar esta posição privilegiada na mente do consumidor, é preciso trabalhar com conexões já existentes na mente do mesmo, alinhando e realinhadonas de forma que a pessoa se identifique com o posicionamento da marca.
O posicionamento pode ser aplicado de duas maneiras maneiras:
- Posicionamento estratégico: onde retrata