Posicionamento das marcas
Título do Trabalho: Posicionamento de marcas através do uso de mapas perceptuais do consumidor: Um estudo exploratório no setor de condicionadores de ar.
Autoria:
Adriana Shizue Hirano
Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
E-mail: adrianahirano@uol.com.br
Francine da Silveira Espinoza
Mestranda em Administração-Marketing do PPGA da UFRGS.
Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
E-mail: fespinoza@terra.com.br
Posicionamento de marcas através do uso de mapas perceptuais do consumidor: Um estudo exploratório no setor de condicionadores de ar.
Resumo
Considerando-se a forte influência que as marcas e todas as suas associações exercem sobre o comportamento do consumidor, o correto posicionamento do seu conceito na mente dos consumidores é fator imprescindível num mercado competitivo. A importância que o consumidor atribui a um determinado aspecto do produto ou da marca, a sua satisfação, enfim, a forma como ele percebe a marca, podem contribuir fundamentalmente para a formulação de estratégias de posicionamento. O presente trabalho visa abordar este tema através da revisão da literatura a respeito e da realização de uma pesquisa de cunho exploratório aplicada ao mercado de aparelhos condicionadores de ar de janela. Com base na pesquisa, foram elaborados mapas perceptuais de acordo com os atributos considerados mais importantes pelos consumidores, gerando uma ferramenta gerencial que mostra a posição relativa das marcas atuantes no mercado.
1. INTRODUÇÃO
“Marcas são promessas.” Essa afirmação, que apareceu em um anúncio da General Foods, talvez seja a síntese da importância que as marcas representam na vida de todos nós. Quando os olhos dão de frente com a identificação de um produto, de uma empresa ou de um serviço, não é apenas uma palavra ou um desenho que eles enxergam. O que se vê são