Hidroeletrica
A primeira usina hidrelétrica do Brasil entrou em operação em 1883, no
Ribeirão do Inferno, afluente do rio Jequitinhonha, em Minas Gerais.
Primeira termelétrica
No Rio Grande do Sul foi inaugurada a primeira termelétrica do Brasil, Velha Porto Alegre, em 1887. A usina usava lenha como combustível.
A segunda cidade do Brasil e a primeira da província de São Paulo a oferecer um serviço de iluminação pública foi Rio Claro. Sob o impacto do acontecimento pioneiro em Campos, a Câmara Municipal contatou os responsáveis e recebeu da firma campista Beal & Portella proposta aprovada em 1884. A inauguração, prevista para 7 de setembro de 1885, ocorreu em 5 de dezembro do mesmo ano.
USINA HIDRELÉTRICA
Em países como o Brasil, a Itália, o Japão e o Canadá, que possuem rios com grandes desníveis, uma das soluções mais econômicas para gerar energia elétrica é aproveitar a força das águas, construindo usinas hidrelétricas. Em uma usina desse tipo o rio é represado por uma barragem onde são instalados grandes tubos inclinados que abrigam turbinas e geradores que serão responsáveis pela geração de energia elétrica.
USINA TERMOELÉTRICA
Em regiões ou países com poucos recursos hidrográficos, mas com boas reservas de óleo, carvão ou gás, é possível gerar energia elétrica com a força do vapor resultante da queima desses combustíveis. Para isso, são construídas usinas termelétricas. Nessas usinas, as caldeiras consomem uma quantidade enorme de recursos e mantém a pressão do vapor alta o bastante para que ele possa produzir o movimento das hélices das turbinas e dos eixos dos geradores, gerando assim energia elétrica. A figura 2 mostra um esquema de uma usina termelétrica.
USINA NUCLEAR
Além disso, pode-se utilizar a energia contida no núcleo dos átomos para gerar energia elétrica. Algumas substâncias, como o urânio, têm núcleos atômicos pesados e instáveis que podem ser divididos em partículas menores se forem bombardeados por nêutrons.