Pos graduada
O sistema nervoso é uma estrutura extensa e de complicada organização de estruturas, pelas quais as reações internas do indivíduo são correlacionadas e integradas, e através do qual são controlados seus ajustamentos ao meio ambiente.
É formado por células chamadas de neurônios. O neurônio é formado por um corpo celular que é rodeado de dendritos que recebem o estímulo e o conduzem para um prolongamento, axônio. Ao redor do axônio existe uma membrana gordurosa que não deixa o estímulo mudar de caminho. Essa membrana chama-se bainha de mielina, que também irá auxiliar na rapidez da condução do estímulo. Os neurônios enfileirados em dendrito-axônio-dendrito-axônio irão formar o nervo que pode até atingir 1m de comprimento. Os nervos estão divididos em: nervos sensitivos, nervos motores e nervos mistos.
Os nervos motores ou eferentes transportam mensagens do encéfalo e da medula espinhal para outras partes do organismo, ativam os músculos do corpo para que se produza a resposta a um estímulo.
Os nervos sensitivos ou aferentes conduzem mensagens para a medula espinhal e para o encéfalo, essas mensagens são captadas pelos receptores dos órgãos sensoriais.
Por último, os nervos mistos transportam mensagens de um nervo para outro realizando maior parte do trabalho do sistema nervoso, estabelecendo a ligação entre a recepção sensorial e a resposta motora. Quando partem do encéfalo, os nervos são chamados de cranianos; quando partem da medula espinhal denominam-se raquidianos.
Do encéfalo partem doze pares de nervos cranianos. Três deles são exclusivamente sensoriais, cinco são motores e os quatro restantes são mistos. Nervo craniano Função
I-OLFATÓRIO sensitiva Percepção do olfato.
II-ÓPTICO sensitiva Percepção visual.
III-OCULOMOTOR motora Controle da movimentação do globo ocular, da pupila e do cristalino.
IV-TROCLEAR motora Controle da movimentação do globo ocular.
V-TRIGÊMEO mista Controle dos movimentos da mastigação (ramo