Segurança na trabalho
Desde então surgiu uma situação nova;o trabalho em ambientes não apropriados,o êxodo rural,as questões urbanas de saneamento e de miséria se uniram a um outro grande problema:às condições precárias de trabalho (ambiente),fez com que trabalhadores passassem a sofrer acidentes e desenvolver doenças.
A Mao de obra composta por uma maioria de mulheres e crianças que sofriam agressões oriundas do processo ou ambiente de trabalho. O governo teve que intervir devido a grande preocupação com a qualidade do trabalho e as perdas econômicas. A partir disso obteve-se a presença de médicos em fabricas,surgiram as primeiras leis da saúde publica,em seguida deu-se inicio a medicina cientifica que somava-se aos conceitos da medicina social.Esse modelo de serviço medico dentro das empresas difundiu-se para outros países e continentes,que passou a ter um papel importante no controle da força de trabalho através do aumento da produtividade.
Em 1988 a Reforma Constitucional,definindo como direitos da cidadania SAUDE E TRABALHO,marcou um grande avanço onde desde já passou a ser do estado a responsabilidade por condições dignas de saúde e segurança para os trabalhadores e o povo em geral.
Com o passar dos anos muitas leis foram surgindo,varias normas foram modificadas , hoje são reformuladas a partir de comissões envolvendo trabalhadores,técnicos e empresários,a participação conjunta dos mesmos tem trazido esperança de que um dia o sonho se torne realidade,que seja garantido condições dignas de segurança e saúde a todos os trabalhadores,tão solicitados e ainda não