Colonização na amazonia
Entre os elementos que compõem o sistema da arte, após o artista e a obra, o museu ocupa um lugar especial, como uma instituição complexa cumprindo múltiplas funções em torno de seu centro de gravidade: preservar e difundir a arte. O artista é o centro do sistema da arte desde a Renascença. É do produto de seu trabalho que, direta ou indiretamente, surgem e se desenvolvem as mais diversas atividades cujos sujeitos movem este sistema no mundo contemporâneo: críticos, historiadores, curadores, editores, designers, museólogos,restauradores, marchands, colecionadores e tantos outros. Se, ao lado das atividades e seus sujeitos, olharmos as instituições que compõem o sistema, logo percebemos a importância do museu de arte.
DESENVOLVIMENTO Patrimônio cultural de um povo compreende as obras de seus artistas, arquitetos, músicos, escritores e sábios, assim como as criações anônimas surgidas da alma popular e o conjunto de valores que dão sentido à vida. O ideal é que a preservação do patrimônio cultural seja preventiva, antecipando as ações de degradação causadas pelas condições ambientais ou pelos interesses contrários à sua manutenção.
Quando não for possível exercer a conservação preventiva o patrimônio cultural deve ser restaurado, devolvendo da maneira mais exata possível a sua forma e condição original. A escola, a comunidade e o Poder Público deve preservar o patrimônio cultural por meio de registros, inventários, tombamento, educação patrimonial e conservação. A leitura de obras de arte, assim como das diferentes produções, expressões e referências que constituem o patrimônio cultural onde vivemos ou daqueles que acessamos por meio midiáticos e eletrônicos, depende não só do desenvolvimento de nossas capacidades intelectuais/cognitivas, mas igualmente do desenvolvimento da capacidade perceptiva por meio dos nossos sentidos.
Segundo ICOM (Conselho Internacional de
Museus) Museu: Uma instituição a