A amazonia
1-Como pode ser analisado o traço marcante da Amazônia pré-colonial.
O traço marcante da Amazônia pré-colonial é a diversidade de povos, de línguas de organizações societárias, enfim é a diversidade de culturas dos seus primeiros habitantes. A Fartura alimentar, a densidade populacional, vastidão de terras e a pluralidade de nações. O Mura barbado, o Mundurucu de alta estatura, o Parintintin de hum fisionomia irreprehensivel ¨ índio por exemplo: baixa estatura,¨ nariz chato beiços grosso.
2- Qual fundamento cultural serviu para os Europeus colonizarem os povos da Amazônia?
A diversidade de culturas e nacionalidades da Amazônia.
3-De que maneira os índios vencidos se transformaram em índios vencidos? Ou como se opera a produção da escravização vermelha?
O não reconhecimento de alteridade desses povos era, no plano politico da colonização, a necessidade de submetê-los física social e culturalmente como índios vencidos. As razões das expropriações de suas terras e de utiliza-los como escravos, impôs ao colonizador as necessidades de generaliza-los como unidade étnicos-cultural inferior, e de subalterniza-los ás condições de domínio e manutenção das estruturas colônias. A conquista lusitana realiza assim a produção da escravização vermelha no processo de destribalização, do mesmo modo em que a colonização cria, mediante a intervenção no processo culturais desses povos, a inferioridade racial do indígena.
4-Quais as formas de resistências indígenas à cultura lusitana segundo Fernandes? Como podem ser comparadas?
A Amazônia Indígena resiste à Amazônia Lusitana de varias formas, enfrentando-a ou sobrevivendo a ela. Vista na tendência geral da colonização portuguesa na América, essa resistência tem nuances importantes como indicadoras das suas condições de enfrentamento e sobrevivência, apesar da dominação colonial. Floresman presume três maneiras de reação do índio ao colonizador.
De preservação da autonomia por meios violentos, a qual