Relatório de laboratorio de fisica c
1.1-Capacitores e Capacitância
Capacitor é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica.
Os formatos típicos consistem em dois elétrodos ou placas que armazenam cargas opostas. Estas duas placas são condutoras e são separadas por um isolante ou por um dielétrico. A carga é armazenada na superfície das placas, no limite com o dielétrico. Devido ao fato de cada placa armazenar cargas iguais, porém opostas, a carga total no dispositivo é sempre zero.
A Capacitância (C) de um capacitor é definida como a razão entre a carga no capacitor e o modulo da diferença de potencial no capacitor:
C = Q [1]
∆V
Por definição, a capacitância é sempre uma grandeza positiva. Como a diferença de potencial é proporcional à carga, a razão Q/∆V é constante para um determinado capacitor. A equação acima nos diz que a capacitância de um sistema é medida da quantidade de carga que pode ser armazenada no capacitor para uma determinada diferença de potencial.
1.2 Carga de um capacitor
Considerando o circuito em serie mostrado na figura abaixo, não há corrente quando a chave está aberta. Se a chave for fechada em t = 0, a carga começa a fluir, criando uma corrente no circuito e o capacitor começa a carregar. Durante o carregamento, as cargas não saltam de uma placa a outra porque a abertura entre as placas representa um circuito aberto. Em vez disso, devido ao campo elétrico nos fios estabelecidos pela bateria, os elétrons se deslocam dos fios para a placa superior e da placa inferior para os fios ate que o capacitor esteja inteiramente carregado. O valor da carga máxima depende da fem da bateria. Uma vez que a carga máxima é atingida, a corrente no circuito é nula.
[pic]