Interacão Homem meio Ambiente
Matéria: EIA
Resumo
Ocupação humana e transformação das paisagens na Amazônia brasileira. Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, tem uma imensa diversidade de flora e fauna, maior bacia hidrográfica e aqüífero mundo, conta ainda com uma rica diversidade sócio cultural. Não se sabe ao certo quando se deu o inicio da colonização da Amazônia, varias pesquisas divergem uma da outra, mas existem teorias que sugerem que o inicio ocorreu de 50 mil a 100 mil anos atrás.
Estudos recentes indicam que a Amazônia desenvolveu tecnologicamente e socialmente a partir da era crista, o que levou a modificações nos grupos humanos, dando-se então inicio a transformações na paisagem como queimadas, rede de transportes e comunicação, assentamentos, entre outros.
A ocupação das Américas e do Brasil divide-se em três períodos: Paleoindígena, Arcaico e Formativo.
Paleoindígena: ocorrido entre 15.000 e 10.000 AP, momento qual se deu a chegada e dispersão inicial dos grupos humanos, marcado pelas mudanças climáticas intensas que ocasionou transformações nas comunidades bióticas, emprego da tecnologia primária de subsistência, sem qualquer organização social da sociedade.
Arcaico: ocorrido entre 10.000 e 2500 AP, momento no qual não houve uma continuidade de avanços tecnológicos e sociais, inicio da produção cerâmica e a domesticação de alimentos como pupunha e mandioca.
Formativo: ocorrido entre 2500 e a chegada dos colonizadores europeus, a expansão e a adoção do sistema agrícola, o aumento populacional e o sedentarismo, mas o que mais marcou foi o estabelecimento de novos modos de vida e de relação com a natureza. Ocorreu uma revolução tecnológica e social que resultou a transformação da paisagem nas terras baixas da America. A economia das sociedades passou a se concentrar não só na subsistência, mas também na exportação
O resultado de todo esse processo tecnológico e social operado pelas populações nativas está marcado na paisagem da Amazônia. A paisagem