Teorias
Lydia E. Hall
Virgínia Henderson
Hildegard Peplau
Dorothea Orem
Faye Abdellah
Ida Orlando
Myra Levine
Martha Rogers
Imogenes King
Sister Callista Roy
Wanda de Aguiar Horta
Cada uma das teoristas descreve a natureza do homem oferecendo uma visão abrangente de um humanismo pluridimensional que engloba indivíduo e pessoa, corpo, mente e alma – soma psique – em constante interação com o meio ambiente formando um todo integrado ou sistema.
Orem
Rogers
King
Rogers
Horta
Homem é um “ser aberto” Homem em constante interação com o meio ambiente
Roy
Orem
Horta
King
Rogers
Adaptação do homem ao meio ambiente Colocam o homem no tempo e o espaço “A enfermagem surgiu com o homem e para o homem. Ela existe para „servir pessoas‟ e tem responsabilidade com a sociedade.”
Auto-cuiado é a prática de atividades que os indivíduos pessoalmente desempenham em seu próprio benefício para manter a vida, saúde e bem-estar.
O indivíduo tem o poder/competência/potencial para se engajarem no auto-cuidado, de forma de entender suas necessidades individuais para a manutenção da vida, saúde e bem-estar.
“Capacidade ou potencial dos profissionais de enfermagem para desempenharem ações de auto-cuidado para/pelo/com o indivíduo.”
Foco da enfermagem: déficit no auto-cuidado.
Trabalha com Modos de Adaptação:
1. Necessidades fisiológicas: exercício/repouso; nutrição/alimentação; fluido/eletrólito; oxigênio/circulação; regulação da temperatura; regulação dos sentidos e do sistema endócrino
Trabalha com Modos de Adaptação:
2. Autoconceito: integridade psicológica do indivíduo; 3. Função no Papel: regras ou limites de