Portugues para crianca
De acordo com o texto de Magda Soares Reinvenção da alfabetização.
Entende-se que há uma preocupação com o processo de Alfabetização no Brasil pois as técnicas existentes não estão sendo suficientes para que a aprendizagem ocorra.Isso é preocupante pois alunos estão terminando ensino fundamental semi-analfabetos. Diante desse problema acredita-se que os educadores deve utiliza teorias e métodos já existentes pois foi comprovados os resultados.E preciso que os educando aprendam relações entre sons e letras para edificar e decodificar apresentando para eles a importância da leitura e da escrita, da apropriação do sistema alfabeto e ortográfico tornando necessário que o educando aprenda correspondência fonema e grafema. Também e necessário que o educador investigue o que o educando já sabe para que possa ver o melhor método a ser utilizado.
Não basta apenas um ambiente alfabetizado é preciso que aja uma ação de ensinar.
Abordagem histórica da educação
Segunda a Autora Verdiana Almeida, Abordagem Histórica da Educação.
O fracasso da Alfabetização hoje no Brasil são reflexo de uma evolução continuada.
De acordo com José Juvêncio Barbosa em (19991) uma nova proposta pedagógica para desenvolver aprendizagem da leitura e da escrita não nasce do nada, de um dia para outro, ela e sempre resultado de uma tentativa de ruptura com o já estabelecido e ao mesmo tempo procura de um continuidade de uma ligação com o passado .
Entende-se que e a educação do passado e o grande culpado por esse fracasso na alfabetização, pois era uma educação mecânica, e não era direito de todos.
No século passado segundo o senso entendia por alfabetizado quem sabia assinar o próprio nome apartir dos anos 50esse conceito mudou para considera alfabetizado precisava ler e escrever um bilhete simples o que já evidenciava uma ampliação ao longo do século passado esse conceito foi sendo ampliado em razão de necessidades sociais e políticas a ponto de não