Portugues escola
QUEM É QUE A INVENTOU???
• As populares e versáteis guitarras se originaram a partir de um instrumento musical de origem espanhola. A vihuela, como era denominada, se originou por meio de outros dois instrumentos mais antigos ainda: o “ud”, com cinco cordas, muito popular no Oriente Médio, e a “cozba”, um aparelho musical romano. • As guitarras eléctricas surgiram em 1930, como uma modificação do próprio violão. Os primeiros modelos geravam um som muito suave e baixo, algo bem diferente do que conhecemos hoje em dia. Para ampliar a potência sonora do instrumento, no mesmo foram colocados captadores (espécies de minúsculos microfones). Isso gerou um pequeno problema, pois estes dispositivos faziam os bojos das guitarras vibrarem, provocando a famosa alteração sonora chamada “feedback”. Para solucionar tal problema, o famoso músico norte-americano Les Paul criou o corpo maciço da guitarra, o que deixou o instrumento na forma como conhecemos actualmente.
GUITARRA ACÚSTICA 1ºparte
Produção sonora
Em todos os tipos de guitarras o som é produzido pela vibração das cordas. No entanto, como as cordas conseguem deslocar apenas uma pequena massa de ar, a intensidade do som necessita ser aumentada para ser ouvida. Na guitarra acústica isso é realizado usando uma caixa de ressonância. O corpo da guitarra é oco.
As cordas a vibrar poem o tampo harmónico a vibrar também através do cavalete. O tampo harmónico possui uma área maior, e consequentemente produz um som mais intenso do que as cordas isoladas.
Na medida em que o tampo harmónico vibra, ondas sonoras são produzidas tanto na face anterior como na face posterior. A caixa de ressonância fornece tanto um suporte físico para o tampo harmónico como também uma cavidade ressoadora e reflectora para as ondas sonoras produzidas na face posterior do tampo harmónico. O ar nesta cavidade, com os modos de vibração da corda, aumentam a intensidade do som novamente. As costas da guitarra também