Português na escola: história de uma disciplina curricular
CURSO:PEDAGOGIA
FASE:5
ACADÊMICA : SAMIRA BATISTA GABRIEL.
1- A autora inicia o texto comentando uma “revolução” que ocorre no mundo ocidental a partir do século XVI. Comente o que aconteceu.
A revolução se baseia no surgimento da escola, trocando lugares dispersos, por um lugar único e professores independentes, um lugar onde haveria varias salas de aulas , com vários alunos, uma sistematização diferente surgindo assim as series, classes, disciplinas, ou seja aquilo que constrói toda uma estrutura de uma escola.
2- No início da colonização brasileira, como se constituíam as línguas aqui faladas?
Eram situadas em três línguas, a principal que era a que os jesuítas ensinavam o latim, a usada pelo os indígenas tupi, e a dos nossos colonizadores, no entanto a mais usada era o latim que era passada adiante pelos os jesuítas, toda a catequização era feita através desta, o tupi era falada somente entre os indígenas, mas nunca bem aceita, e o português era algo ainda não importante no Brasil.
3-Comente como se dava a escolarização nos primeiros anos do Império do Brasil.
Poucos tinham a oportunidade de estudar , somente os privilegiados podiam aproveitar, e objetivo era seguir toda uma sistematização de ensino da época ou seja toda a sistematização do ensino da igreja. Na alfabetização a criança aprendia o latim, passando para o ensino secundário e o ensino superior, a aprendizagem se baseava no estudo da gramática da língua latina e a retórica.
4-O que foi a “Reforma Pombalina”?
Foi a forma com que fizeram que a língua portuguesa fosse a oficial no nosso país Brasil e também que esta fosse colocada para, com que ensinassem na escola, a partir desta reforma somente a língua portuguesa seria aceita no Brasil.
5-Qual o objeto de ensino das disciplinas Gramática. Retórica e Poética ao longo da história?
Pelo o meu entendimento obtido através da leitura o objeto