PORTU
FOUCAULTIANA
Mirian de Albuquerque Aquino1
Resumo
Este texto esboça uma tentativa de compreender como as relações de poder se constituíram na sociedade capitalista ocidentalizada e como essas relações se deslocaram para o interior de micropráticas, invadindo os organismos sociais, tais como a escola, e ramificandose para discursos específicos de sala de aula.
Palavras-Chave: relações de poder, sala de aula, poder/saber, prática discursiva , educação.
Resumeè
Ce texte esquisse une tentative de comprendre comme relations de pouvoir s' ils avaient constitué dans la société de capitaliste d'ocidentalizada et en tant que ces relations s' ils avaient disloqué pour l'intérieur de micropractical, envahissant les organizations sociales, telles que l'école, et s'embranchant hors fonction pour des discours spécifiques de salle de classe.
Clé du mots: èducation, relations de pouvoir, salle de classe, pouvoir-savoir, il l pratique la discursiva.
A inocência moderna fala do poder como se ele fosse uno: de um lado, aqueles que, de outro, os que não o têm, acreditamos que o poder fosse exemplarmente político; acreditamos agora que é também um objeto ideológico. [...] o poder está presente nos mais finos mecanismos do intercâmbio social (BARTHES,1989).
1. A construção do poder nas sociedades ocidentalizadas
As reflexões iniciais desenvolvidas nesse texto, movem-se por conteúdos históricosociais apreendidos em estudos realizados por autores como Carnoy e Groppi, que formularam algumas idéias sobre o desenvolvimento político e social das relações de poder, fornecendo as linhas gerais que permitiram pensar o poder nas micro-relações cotidianas. A contribuição de Michel Foucault é a principal referência para a discussão de questões relacionadas ao poder. Servimo-nos também das análises desenvolvidas por Barthes, Russ,
Ladwig, Deacon e Parker, Marshall, Gore, Varela e Larrosa que sugerem