Desativação
A produção de peças com qualidade cada vez maior, tem levado à melhoria dos controles no sistema de areia, tornando-os cada vez mais rigorosos no recebimento de materiais de moldagem e na compra de equipamentos mais modernos.
A bentonita é reconhecida pelo pessoal técnico como um dos componentes mais importantes em uma mistura de areia de moldagem a verde e por isto solicitam aos fornecedores que sua qualidade seja a melhor possível, acreditando que desta forma os seus problemas relacionados à areia serão quase que totalmente resolvidos. No entanto a água que ativa as propriedades da bentonita, não tem um controle adequado, visto que as fundições ignoram sua qualidade, acreditando que não traz nenhum problema para a areia de moldagem.
Neste caso, a água merece uma atenção igual ou superior à própria bentonita, pois caso não seja controlada, a quantidade de eletrólitos em sua composição, desativará esta bentonita causando muitos problemas para o sistema de areias e para as propriedades dos moldes.
Este trabalho teve como objetivo estudar o comportamento das bentonitas de fundição à medida em que são incorporados sais minerais durante a adição da água. Foram realizados testes com dois tipos de bentonitas utilizando-se quatro diferentes sais (NaCl, CaCl2, NaOH, K2CO3) dissolvidos em água deionizada para estabelecer a relação entre a quantidade e o efeito de cada um destes elementos na redução das propriedades da areia relacionadas à Resistência à Tração a Úmido (RTU).
Como base para o experimento prático, relacionou-se uma pesquisa bibliográfica sobre argilas com enfoque ao conceito de bentonita, suas características para uso na moldagem, além de uma classificação em função dos grupos estruturais, bem como a capacidade de troca de cátions e sua influência quando adsorvidos pelas partículas do mineral.
Também foram investigadas as características da água para uso na moldagem, sua atuação na dispersão e floculação da bentonita, tipos de águas