educaçao
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA
POLO: SÃO FRANCISCO DE PAULA
EIXO: CEPRO ADE
2º MOVIMENTO:
“A escola vista por seus sujeitos”
ALUNO: Ana Paula S. Caberlon
São Francisco de Paula, 24 de junho de 2013.
INTRODUÇÃO
Os sujeitos que constituem a escola, são atores que fazem parte de um espetáculo, e portanto, é justo que, todos, possam contribuir para o seu sucesso, através de seus diferentes olhares sobre o mesmo.
É neste sentido que, esta produção textual, elaborada através do trabalho de pesquisa realizado junto à escola parceira, tem o intuito de apresentar a visão de alguns sujeitos sobre a mesma, em seus diferentes aspectos. De modo que, seja possível, analisar e apontar as proximidades e o distanciamento entre o entendimento de cada um desses sujeitos que constituem a escola.
Os dados e elementos que estarão sendo apresentados no texto, foram obtidos através de uma entrevista realizada com cinco sujeitos que constituem a escola, os quais, naquele momento, estavam representando os demais, sendo, pelo menos, um representante de cada área; duas professoras, uma funcionária da área da limpeza
(servente), a secretária do turno da tarde e a vice diretora, onde os mesmos puderam expor as suas percepções sobre a escola no que diz repeito: ao papel da mesma, a identidade escolar atribuída, as fragilidades e as potencialidades da mesma.
Infelizmente, ainda não foi possível, nos momentos que estive na escola parceira, conversar com outros sujeitos, de outras categorias, também importantes para a constituição da mesma, tão pouco, buscar conhecer as suas percepções sobre os aspectos acima discutidos. Isso porque, a organização das entrevistas, bem como, a escolha dos entrevistados, foi realizada pela vice diretora, a qual não me oportunizou, ainda, dialogar com pais e alunos.
É importante ressaltar que, o texto foi organizado de maneira a preservar as falas dos sujeitos, sendo fiel as suas