Viscosimetro
Tabela 2 - Tempos para altura h(1) 5
Tabela 3 - Tempos para altura h(2) 5
Tabela 4 - Medidas raio polia 5
Tabela 5 - Velocidade Angular para altura h(1) 5
Tabela 6 - Velocidade Linear para altura h(1) 5
Tabela 7 - Velocidade Angular para altura h(2) 5
Tabela 8 - Velocidade Linear para altura h(2) 6
Gráfico 1 - 1/t em função da massa 6
Gráfico 2 - Altura do óleo em função da massa 7
Equação 1 3
Equação 2 3
Equação 3 3
Equação 4 4
Objetivo
Determinarmos com base no experimento do viscosímetro de Searle o coeficiente de viscosidade de um óleo lubrificante.
Introdução
Viscosidade é o nome que se dá a resistência que um fluido apresenta à alteração de sua forma ou a movimentos internos ocorrentes de suas moléculas em relação as outras. A viscosidade represente a resistência ao escoamento de um certo fluido, sendo seu inverso chamado de fluidez. Uma das principais preocupações das indústrias de tintas, óleos e vernizes se dá no conhecimento e controle da viscosidade, para isso, empregam instrumentos e métodos de medida de grande precisão.
Um corpo sólido, ao se mover no interior de um líquido, arrasta junto de si a camada líquida imediata. Esta camada por sua vez, arrasta camadas adjacentes a si, e assim por diante chegando a atingir partículas desse líquido cada vez mais afastadas.
Um fluido encontra-se em movimento lamelar se for considerado composto por finas lâminas deslocando-se uma sobre a outra. As moléculas das camadas mais afastadas das paredes do tubo têm velocidades maiores que as das mais próximas. Há entre as diversas lâminas forças de atrito atuando. É possível mostrar que essa força de atrito é proporcional à área A de contato entre as lâminas e a variação de velocidade em relação à distância entre as paredes pode ser escrita como:
Equação 1
Na qual η (eta) é a constante de proporcionalidade ou o coeficiente de viscosidade, característico do meio.
De acordo com o viscosímetro apresentado, colocaremos