Viscosímetros
Trabalho apresentado ao professor: Oswaldo,
Pelos alunos:
Gabriela de Souza – DRE: 112012616
Nayara Gomes – DRE: 112060287
Richard Trindade – DRE: 111039445
Disciplina: Fenômenos de Superfície
30 de Abril de 2015.
Viscosímetros são aparelhos que permitem a determinação do coeficiente de viscosidade dos fluidos. Tais aparelhos podem ser baseados nos seguintes princípios:
velocidade de queda de uma esfera, cuja massa e diâmetro são conhecidos, através de um líquido; o tempo de passagem de um determinado volume do fluido através de tubos capilares; o binário necessário para manter em rotação dois cilindros coaxiais do líquido em exame; o decréscimo das oscilações amortecidas de um pêndulo de torção submerso no fluido em estudo.
Alguns exemplos desses aparelhos:
(1) Viscosímetro de orifício: O Viscosímetro de orifício é um equipamento desenvolvido para atender indústrias petroquímicas, químicas e afins. Este opera colocando-se a amostra em seu interior, então se mede o tempo que o líquido de volume fixo leva para escoar do reservatório (copo) por meio de um orifício aberto no fundo, medindo-se assim a viscosidade do líquido. O tempo de escoamento é proporcional à viscosidade cinemática do fluido, e depende tanto do diâmetro do furo quanto da temperatura de ensaio, que deve ser mantida constante durante a medição. É um método simples, rápido e que requer um pequeno volume de amostra de fluido. O viscosímetro de orifício é bastante adequado para fluidos que ‘sujam’ ou ‘aderem’, dada a facilidade de limpeza. É indicado também nas situações onde a rapidez, a simplicidade e robustez do instrumento e a facilidade de operação são mais importantes que a precisão e a exatidão na medida, por exemplo, nas fábricas de tinta, adesivos e óleos lubrificantes. Esse aparelho é de total importância em muitos laboratórios químicos e demais.
O princípio de funcionamento baseia-se na equação de Poiseuille. Assim, o princípio