Viscosímetros
Mecânica dos Fluidos I
Professor Dr. Odenir de Almeida
Thais Florentino Kazeoka
UFU
Março 2012
1. VISCOSÍMETROS
Viscosímetros são instrumentos utilizados para medir a viscosidade de líquidos. Esses instrumentos se baseiam na medida da resistência ao escoamento em um tubo capilar ou pelo torque produzido pelo movimento de um elemento através do fluido. Eles podem ser classificados em dois grupos: * Primários: são os instrumentos que realizam a medida direta da tensão e da taxa de deformação da amostra de fluido. São exemplos desse tipo de instrumento o de disco, de cone-disco e de cilindro rotativo.
B
R
Fluido
B
R
Fluido
R1
R0
B
Viscosímetro de Disco Viscosímetro de Cone-disco
Viscosímetro de Cilindro
* Secundários: são os instrumentos que fornecem a razão entre a tensão aplicada e a taxa de deformação indiretamente, ou seja, sem medir a tensão e deformação diretamente. São exemplos o viscosímetro capilar e o viscosímetro de Stokes. Os viscosímetros secundários são majoritariamente utilizados em fluidos newtonianos.
Outra classificação seria capilar, rotacional e escoamento de esfera. 2.1. Viscosímetro de Brookfield
O viscosímetro de Brookfield é do tipo primário e muito utilizado devido a sua facilidade para realizar as medições, exceto em fluidos não-newtonianos. Esse instrumento é também classificado como viscosímetro rotacional. Para a determinação da viscosidade, mede-se o torque necessário para manter uma determinada velocidade de rotação.
1.2 Viscosímetro de Stokes
Esse viscosímetro é classificado como viscosímetro de esfera e consiste de um tubo vertical ou inclinado, no qual uma bola é deixada cair no líquido, ficando submetida à força da gravidade. Essa bola alcança uma velocidade limite quando a aceleração devido à força da