Viscosímetros
BELO HORIZONTE
SETEMBRO 2012
Introdução
É possível medir a viscosidade de uma substância que deforma ao sofrer uma força grande ou pequena na sua tangencial, substância conhecida como fluido, sendo ele gás ou líquido. Para medir a viscosidade do fluido são utilizados os viscosímetros, que são divididos em dois grupos.
Primários, que determinam a viscosidade através da medição direta de Tensão e Gama de uma amostra de fluido. Para esta medição foi utilizado o Viscosímetro de Brookfield.
Secundários, inferem a razão entre e Tensão e Gama pela medição indireta. Para esta medição foi utiliza o viscosímetro de Stokes.
Importância da viscosidade
Através dos viscosímetros é possível mediar a viscosidade de um fluido. Essa medição está diretamente relacionada ao atrito interno entre as moléculas desse fluido, possibilitando assim a analisar a capacidade, a resistência desse fluido ao escoar ou seu cisalhamento, em uma determinada temperatura. Cada viscosímetro tem sua finalidade específica, o viscosímetro de Saybolt universal, por exemplo, é bastante utilizado para medir a viscosidade de um derivado de petróleo.
Viscosímetros Existe viscosímetro para cada finalidade, depende do propósito da medida e do tipo de líquido a ser analisado.
Viscosímetro de esfera.
A viscosidade é medida pela velocidade, o tempo gasto pela esfera, para percorrer o espaço entre duas marcas feitas no viscosímetro. Este viscosímetro é baseado na lei de Stokes.
Viscosímetro capilar. A viscosidade é medida pela velocidade de escoamento do fluído através de um capilar de vidro. É medido o tempo de escoamento do líquido entre duas marcas feitas no viscosímetro.
Viscosímetro rotacional. A viscosidade é medida pela velocidade angular de uma parte móvel separada de uma parte fixa pelo