Portadores de Necessidades Especiais
PROJETO DE INTERVENÇÃO COM OS PAIS DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DOUTOR JOÃO ALVES
Montes Claros
2010
Eliney Muniz
Ivanete Gonçalves
Patrícia Miranda
Paula Lopes
PROJETO DE INTERVENÇÃO COM OS PAIS DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DOUTOR JOÃO ALVES
Projeto de intervenção apresentado ao professor Leonardo Finelli como parte das exigências da disciplina Psicologia aplicada aos portadores de necessidades especiais (PNE) II, do 8º período do curso de Psicologia das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros.
Montes Claros
2010
INTRODUÇÃO
O tema central deste trabalho é a formulação de um projeto de intervenção com os pais de alunos da Escola Estadual Doutor João Alves que adota a prática da inclusão social. Atualmente, o termo adotado pelo MEC e considerado mais adequado aos usuários da inclusão social é: Pessoa com necessidade educacional especial. Sendo assim, Necessidades Educacionais Especiais, se remetem a necessidades educacionais que requerem, da escola, uma série de recursos e apoios de caráter mais especializado, que proporcionem ao aluno, meios para acesso ao currículo (BRASIL, 2001). Assim, entendemos a Educação Especial como uma modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais especiais, desde a educação infantil até o ensino superior.
A Escola Estadual Doutor João Alves que se situa na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, implantou o sistema de inclusão social há aproximadamente uma década e desde então recebe todo o tipo de criança em sua rede, seja ela portadora de necessidade especial ou não. As crianças ingressas na escola por meio da inclusão são distribuídas pelas séries igualmente, facilitando, assim, a formação de vínculo e a quebra de preconceito com as mesmas.
Normalmente a maior parte dessas