Portadores de necessidades especiais no ambiente de trabalho
INTRODUÇÃO
Hoje, no Brasil, milhares de pessoas com algum tipo de deficiência estão sendo inclusas no mercado de trabalho. O processo de inclusão social de pessoas com deficiência ou alguma necessidade especial é está sendo aprimorado a cada dia com leis que estão ajudando a inserir estas pessoas na sociedade.
A estrutura das sociedades, desde os seus primórdios, sempre inabilitou os portadores de deficiência. Essas pessoas agora, tem respeito, tem atendimento, tem direitos, e deixaram de ser alvo de atitudes preconceituosas e ações impiedosas. As empresas não pensam nos impedimentos e às aparências, mas sim no potencial e capacidades de tais pessoas.
Quando perguntamos ás pessoas se elas sabem lidar com inclusão social, maioria delas, ou seja, 89% não sabem nem o que significa. Quando pararmos para raciocinar poderemos verificar que as limitações das pessoas com necessidades especiais não estão em suas deficiências e sim na sociedade que não sabe lidar com algo que seja diferente de seu cotidiano, que não se adequou a realidade.
Um portador de necessidades especiais tem tanta capacidade e talento quando qualquer outro colaborador comum, basta que as empresas acreditem na capacidade dessas pessoas que apesar de suas deficiências conseguem lidar com a auto superação, a falta de acessibilidade e as vezes com o preconceito do próximo, se uma pessoa consegue lidar com tudo isso e partindo deste principio podemos afirmar que elas são tão capazes quanto qualquer outro trabalhador comum dentro das empresas.
De acordo com a pesquisa que realizamos foi verificado que esse tema está mudando ainda que lentamente imposta em 1991, mas o percebemos é que a mudança maior está vindo dos próprios portadores que estão procurando se atualizar em meios de comunicação como a internet, para saber quais são os seus direitos.
INDICE DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO BRASIL.
Um dos maiores índices de