Reconhecimento de Voz para Automação Residencial baseado em Agentes Inteligentes
Residencial baseado em Agentes Inteligentes
Introdução à Engenharia Mecatrônica
1 - Introdução A utilização de agentes inteligentes é cada vez mais difundida no meio computacional, principalmente nas áreas de interfaces, gerenciamento de redes, recuperação de informação, sistemas distribuídos e automação. Porém, a discussão sobre a definição de agentes inteligentes é muito ampla. Basicamente um agente possui autonomia e executa tarefas, estando sempre vinculado a uma ação disparada automaticamente ou a uma ação externa manual a ser executada. Este artigo relata o desenvolvimento de um Software de Reconhecimento de Voz para Automação Residencial que utiliza arquitetura baseada em agentes inteligentes.
O objetivo desta aplicação é auxiliar e proporcionar mais independência a pessoas portadoras de necessidades especiais, como pacientes que possuem um alto grau de lesão, com movimentos apenas acima do pescoço. O sistema desenvolvido é composto de dois programas, um para reconhecimento de voz e o outro para controle do processo de automação residencial. Os programas são interligados por meio de uma interface de software, e o sistema todo possui um circuito acoplado à saída paralela do computador. Este circuito ativa ou desativa oito pontos que estão conectados a qualquer aparelho eletroeletrônico, através de comando de voz.
2 - Justificativa A motivação para o desenvolvimento de um software de reconhecimento de voz utilizando a arquitetura de agentes inteligentes surgiu da necessidade de desenvolvimento modular e eficiente de um ambiente que atendesse aos portadores de necessidades especiais, a fim de que estes possam controlar suas residências através de um microcomputador e do recurso de voz. O sistema de reconhecimento de voz neste ambiente denominado Ambiente Computacional de Ajuda a Portadores de Necessidades Especiais, possui duas características: é um componente de software que deve