Argila
Fabricação e processamento de produtos à base de argila
Alunos: Anderson Renault, Guilherme Monteiro e Leandro Silva.
Turma: 4ENG34A
Entrega do Relatório: 25/09/2014
FABRICAÇÃO
O processo de fabricação pode ser dividido em duas partes, sendo a de produtos estruturais à base de argila (ex: tijolo) e as louças brancas (ex: louças). A forma de obtenção é o mesmo para as duas (encontrados fácil e abundantemente na natureza).
PROCESSAMENTO
Para tijolos, telhas e tubulações de esgoto de construção civil (estruturas à base de argila), é muito importante que o processamento seja voltado para a integridade estrutural, pois deve ter resistência mecânica.
Em produtos como porcelana, louças de barro, louças para mesa, louças vitrificadas e louças sanitárias, o processamento deve ser voltado para o cozimento, o qual dever ser feito em alta temperatura, pois é nesta etapa que elas se tornam branca.
CONFORMAÇÃO
Na conformação, a argila pode ou não ser misturadas como outras substâncias. Isso vai depender do objetivo final que se espera para o produto. Alguns exemplos podem ser citados:
•
Hidroplasticidade: adquire plasticidade ao adiciona-se com a água (o que ajuda muito na etapa de conformação).
•
Granulometria: apresenta dimensão granulométrica muito pequena na faixa de dois mícrons. A Granulometria é uma das características mais importantes da argila, influenciando diretamente na resistência, plasticidade da pasta e permeabilidade dos materiais cerâmicos.
•
Elevada superfície especifica: essa propriedade é muito importante, pois se torna mais reativa.
•
Sonoridade: a argila tem a propriedade de emitir sons, através de pequenos batimentos após o cozimento.
FUNDIÇÃO
O processo de fundição da argila é basicamente a forma como que ela é moldada.
Pode ser por forma de fundição por gravidade, fundição sob pressão, fundição por centrifugação, fundição de precisão e etc.
SECAGEM
Antes de serem