tcc completo
Na execução do seu trabalho, as principais barreiras física e sociais que o portador de necessidade especiais enfrenta podem ser verificadas no local de trabalho, no trajeto para o trabalho e na conduta do próprio deficiente no contexto social.
No local de trabalho, certos mitos têm servido com o justificativa para alguns empregadores não contratarem pessoas portadoras de alguma deficiência, em especial está sempre relacionado com o custo. Acreditam os empregadores que a contratação deste grupo resulta em custos elevados, tais como seguro médico, absenteísmo devido a dificuldade de transporte, produtividade em função da dificuldade de aprendizado e lentidão na execução de serviços , adaptações no ambiente físico da empresa , embora seja necessárias somente no caso de contratação de portadores de necessidades especiais com deficiência física, e ainda que resultam de reações psicológicas negativas dos trabalhadores não deficientes.
Esses mitos e outras informações equivocadas podem ser relacionadas com atitudes negativas consciente e inconsciente de muitos empregadores em relação a admissão e promoção com pessoa com algum tipo de deficiência.
Com frequência, e de maneira consciente os empregadores simplesmente evitam ter pessoas em seu ambiente organizacional, portadora de necessidades especiais. Acreditam não existirem funções compatíveis com as limitações físicas, mentais, auditivas, visuais ou múltiplas, e por sua vez acabam não adotando as medidas cabíveis , na contratação de funcionários que está em busca de conquistar seu trabalho.
Na grande maioria são oferecidos aos portadores de necessidades especiais vagas , pouco disputada , sem levar em consideração seus perfis psicológicos e profissionais. Verificam-se ainda atitude negativas em alguns grupos de empresários.
Muitos daqueles que contratam portadores de necessidades especiais sem