TCC Completo
Com o fenômeno do aumento da população idosa, muitos desafios vêm se impondo e desencadeando a necessidade da discussão do tema nas mais diversas áreas do conhecimento. Estudos recentes apontam para a necessidade da redefinição dos conceitos, valores e sentimentos bem como novas formas de relacionamento e de definição de papéis. Impõe-se uma urgência nos estudos de novas políticas públicas no sentido de garantir um envelhecimento bem sucedido, pois existe um considerável aumento na demanda da atenção para com o idoso e neste trabalho buscamos pesquisar a questão no que tange à problemática do abrigamento.
Na atualidade há poucos estudos detalhados sobre o idoso institucionalizado, porém a julgar pelas estatísticas que apontam um intenso envelhecimento populacional, pode-se prever um aumento considerável da demanda por Instituições de Longa Permanência. É sabido que a institucionalização traz uma série de prejuízos tais como perda de autonomia, da identidade e isolamento social.
Qual a melhor forma atender o idoso? Certamente a resposta é o apoio da família. Porém, muitos idosos estão em situação de abandono ou simplesmente não têm familiares para atender a essa demanda. A partir desta questão surge a necessidade da intervenção do poder publico.
Diante deste quadro, nossa discussão ateve-se à necessidade em atender a essa população sem ferir os seus direitos enquanto cidadãos. Para isso, ficou clara a importância na devida classificação do estágio em que se encontra este cidadão, para que ele não seja prejudicado em sua autonomia e identidade.
O tipo de instituição em que este idoso será colocado é fundamental na preservação da identidade pessoal. Instituições fechadas tendem a isolar o sujeito, e são indicadas para aqueles que estão em um alto grau de dependência. Diante disso, abrimos a discussão para os outros tipos de abrigamento previstos em lei.
Esta pesquisa é composta por 3 capítulos, metodologia e conclusão. No primeiro capítulo