TRABALHO DE ECONOMIA II
1-INTRODUÇÃO
A pesquisa a seguir pretende apresentar os principais pontos sobre Oferta Demanda e Equilíbrio de Mercado. Oferta e Demanda são os termos mais comuns que as pessoas recordam ao falar sobre o estudo da Economia. A Oferta e a Demanda são forças fundamentais do mercado. A intersecção das curvas geradas pela Oferta e pela Demanda determina o preço de equilíbrio. Nem sempre este preço permanece neste estado. Este trabalho visa estudar estes conceitos e algumas forças que podem alterar o preço e/ou a quantidade demandada e ofertada.
2-DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
2-1 OFERTA
É a quantidade de bens ou serviços que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espaço de tempo, depende de algumas variáveis:
A quantidade ofertada de um bem;
O preço deste bem;
O preço dos bens concorrentes a este;
O custo de produção destes bens;
A tecnologia empregada na fabricação destes produtos.
Assim, podemos ver que quando há o aumento de preço de um produto, maior é o estimulo para a fabricação deste bem. Quando a quantidade deste bem se normaliza no mercado, há a redução de seu preço, estimulando a demanda e desestimulando a vontade dos fabricantes de produzi-lo.
Essas forças de mercado vivem em conflito, fazendo com que o preço dos produtos seja regido pela oferta, que oferecerá pouco para o mesmo elevar-se, e pela demanda, que almejará muitos produtos para ele chegar a preços mais acessíveis. E esta lei econômica serve para qualquer produto. Como por exemplo, podemos citar o videocassete, que no início da década de 80 custava muito caro.Seu preço foi declinando com a chegada de marcasdiferentes, e também de produtos concorrentes (como o DVD) no mercado sua oferta aumentou para uma demanda estabilizada. Um bom exemplo que encontramos em nosso dia a dia é o supermercado. Em épocas específicas como Páscoa, Natal, etc, os produtos de época tendem a ficarem mais caros, pois a