Trabalho Hist Ria Da Economia II
Primeira Revolução Industrial
Segunda Revolução Industrial
Primeira Crise do Capitalismo
Sorocaba-SP
2015
Caio Rodrigo da Cruz Pires
Dissertação, História da Economia II - Ciências Econômicas, da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação.
Orientador: Sidney Benedito de Oliveira.
Sorocaba-SP
2015
Sumário
Introdução 1
Primeira Revolução Industrial 2
Segunda Revolução Industrial 2
Diferenças da primeira fase e segunda fase. 2
Crise de 1873 – 1896 3
Conclusão 4
Referências 5
Introdução
Um relato sobre o capitalismo no século XVIII-XIX, e suas mudanças, transformações, erros e acertos. Seus aspectos sócias e econômicos, as revoluções industrias e suas mudanças ao longo do tempo.
A primeira crise do capitalismo no ano de 1873, e suas consequências para a sociedade, os fatores que resultaram nessa crise, e o processos do Imperialismo, a colonização de outros territórios.
Primeira Revolução Industrial
A primeira revolução industrial ocorreu na Inglaterra por volta de 1760, devido à fartura de recursos naturais como o ferro, algodão e carvão, o acumulo de capital dos burgueses que pode financiar a criação de industrias. Nessa época também foi criado a máquina à vapor, com isso favoreceu o aumento da produção têxtil afetando o serviço manufaturado. Nesse período também foi criado as ferrovias e locomotivas para transporte de cargas das indústrias da cidade para o porto, favorecendo a exportação de produtos. Essa época foi mais se produzia mais bens de consumo.
Segunda Revolução Industrial
A segunda fase da revolução industrial foi em torno de 1860, com a descoberta de novas fontes energéticas como o petróleo e energia, eles já eram utilizados em laboratórios mas em pequena escala. Foi marcada também pela invenção do motor a explosão,