TRABALHO NOVA ECONOMIA GLOBAL II
FACULDADE DE DIREITO
Atividade Prática Supervisionada
5ª Série
PROF. RENATO MANTRONIANI
DISCIPLINA: RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
ARNALDO JORGE PEDACE - RA: 6451310802
SÃO CAETANO DO SUL
2015
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento sustentável consiste, segundo a citação da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - ONU, em “atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.” Isso significa que deve-se utilizar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente, preservando os bens naturais e a dignidade humana. Ou seja, é o desenvolvimento que não exaure os recursos, harmonizando o crescimento econômico e a preservação da natureza.
Em dados divulgados pela ONU constata-se que se todos os habitantes da Terra passassem a consumir como os americanos, seria necessário mais de 2,5 planetas como o nosso. Os povos vêm utilizando os recursos naturais de tal forma que a natureza não consegue se recompor. E se isso continuar corremos o risca de não termos nem água e nem energia suficiente para atender às nossas necessidades. Os cientistas prevêem que os conflitos do futuro serão consequência da escassez dos bens naturais.
Para se atingir o desenvolvimento sustentável primeiramente é necessário se reconhecer que os recursos naturais são finitos. E é de suma importância utilizá-los com planejamento e critério, para se traçar um desenvolvimento econômico para a humanidade. O desenvolvimento sustentável está relacionado à qualidade, ao invés da quantidade, com a redução de matéria-prima e produtos. Implica em mudanças nos padrões de consumo e do nível de conscientização.
O consumo sustentável consiste numa maneira de consumo capaz de garantir não só a satisfação das necessidades das gerações atuais, mas também das futuras gerações. Ou seja, optar pelo consumo de bens produzidos